fbpx
  • Blog
  • Dicas para conservar os pneus
Os pneus têm data de validade, parado no estoque ou rodando no seu carro

Você sabia que a vida útil de peças e acessórios também está relacionada a atenção que o proprietário tem com o veículo? Pois é, além do carro ser de uma marca responsável, alguns cuidados são importantes. Você, por exemplo, como preservar os pneus do seu carro? Com que frequência faz a calibragem? Prefere trocar ou frisar? 

Os pneus são fundamentais para o veículo e, em bom estado de conservação, garantem a segurança do motorista e passageiros. E uma coisa é certa: quanto mais você cuida, maior será a durabilidade, a segurança, e claro, a economia para seu o bolso. 

E se você ainda não conhece os cuidados que podem ajudar nessa missão de preservar os pneus, Isaac Santos, Mecânico Master aqui da Portovel, relacionou alguns para você.

 

O primeiro alerta é para o desgaste dos pneus
Os sulcos devem ter até 1,6mm. Abaixo desse número, é considerado pneu careca e precisa ser substituído de imediato. É necessário ressaltar que dirigir nessa condição pode causar acidentes e o condutor fica passivo de multa no valor de 195 reais e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, por infração grave.

 

De acordo com Isaac, a calibragem precisa ser, pelo menos, uma vez a cada 15 dias
É importante que os pneus estejam sempre frios, assim, as chances são maiores das partículas de ar se manterem estáveis e a calibragem seja resolutiva. Outro ponto que o condutor deve observar é que, cada modelo tem uma média de pressão de pneus indicada no manual do proprietário ou na porta do veículo. Ultrapassar a média indicada pode acelerar o processo de desgaste dos pneus.

 

A validade dos pneus é algo que, muitas vezes, passa despercebida pelo dono do carro
E, assim como alguns alimentos, os pneus também têm data de validade, tanto aquele que está em uso no veículo ou parado no estoque antigo da loja. Falamos sobre esse assunto em um post bem legal lá no Instagram e que você pode conferir clicando aqui.

O condutor deve consultar a validade nas laterais do pneu, a partir de uma sequência com letras e números, chamada tecnicamente como Dot – Department of Transportation. Nesta série, os últimos quatro números significam a semana e o ano que o pneu foi fabricado. Por exemplo: 0720. Pneu fabricado na sétima semana de 2020 e a partir daí, conta-se cinco anos para o uso do item. Mais que isso, a borracha perde as condições adequadas para rodar com segurança.

 

A dupla alinhamento e balanceamento aumenta a vida útil dos pneus
Alinhar e balancear é um tipo de revisão de pneus e rodas essencial em casos de substituição dos itens, a cada 10 mil km rodados ou quando o veículo é submetido a trechos com muitos buracos. Alinhado e balanceado, o peso do veículo fica melhor distribuído sobre pneus e rodas, evitando a perda de frisos  precoce ou furos. 

O pneu do seu carro está aqui
E se você ainda não sabe, a Portovel também vende pneus. A concessionária disponibiliza pneus de marcas certificadas por órgãos reguladores. E uma vantagem é que o cliente pode alinhar e balancear o veículo no ato da compra dos pneus. A concessionária tem área, equipe técnica especializada e equipamentos para fazer o serviço de modo seguro e rápido. 

Solicite um contato da nossa equipe